domingo, 13 de julho de 2014

A HISTÓRIA DO ROCK

  250694_419028398154039_955801055_n_large


      Hoje são 13 de julho: o dia mundial do rock! A data foi determinada pela Anistia Internacional e pela ONU, em homenagem ao Live Aid, um evento musical que ocorreu em Londres e Filadélfia, em 1985.  Os shows arrecadaram 100 milhões de dólares e todo o dinheiro foi destinado às campanhas contra fome na África. Vocês sabiam disso? Sim ? E quanto o surgimento do Rock 'n' Roll? Vocês conhecem a história desse estilo musical ?
     O Rock surgiu nos Estados Unidos nos anos 50 e rapidamente ganhou a atenção do mundo. Era inovador. Possuía um ritmo agitado e dançante ,vindos da música negra  e do Country.  Com o decorrer dos anos foi evoluindo: sofreu influencia do contexto histórico, ganhou seu próprio lema, misturou ritmos... até chegar aos vários subgêneros que conhecemos.


      Década de 50

      Nessa década o rock nascia; fruto da mistura de três gêneros musicais: Blues, Country e Jazz.
    No começo,  foi interpretado como algo maligno pela sociedade conservadora americana, recebendo assim, mais críticas negativas do que positivas.  Mas, com o tempo tornou-se o ritmo queridinho entre os jovens.  
     Os principais representantes do estilo rock ´n roll  foram Chuck Berry, que alucinava as plateias com  seus solos de guitarra, Bill Haley, o responsável pelo grande sucesso Shake, Rattle and Roll e o mais famoso deles, Elvis Presley, o rei do rock. Este, lançou 59 discos e estima- se que tenha vendido mais de um bilhão de cópias em todo o mundo.



                                          

      Década de 60

      Marcada pela rebeldia. Período de crítica a intervenção militar no Vietnã e aos conflitos da Guerra Fria. Quem viveu essa época, via na música uma forma de mudar o mundo.  Um exemplo disso, é o engajamento político presente nas músicas de Bob Dylan, que continham uma fusão de folk com rock.
      Não só os Estados Unidos possuíam artistas famosos do rock. Nos anos 60,  houve a invasão britânica, que fez bandas como The Who, The Animals,The Kinks,Rolling Stones e Beatles se consagrarem.
      Foi nos anos 60 também, mais precisamente em 69, que houve o festival de Woodstock, conhecido como o maior dos festivais. Incentivava a paz e a cultura, tendo como lema "Três Dias de Paz, Amor e Rock and Roll".  Nele se apresentaram: Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jefferson Airplane, Santana, Bob Dylan, entre outros.



         

                       


       Década de 70

      Na década de 70 o rock fica mais popular, isso graças a invenção do videoclipe e a massificação da música. Ganha outras batidas e começa a se dividir em subgêneros. Surge o heavy metal das bandas Black Sabbath, Led Zeppelin, Deep Purple , Iron Maiden e AC/DC , o punk rock das bandas The Ramones, Sex Pistols e Iggy Pop & Stooges e o Dance Music de David Bowie, Frank Zappa, Creedence Clearwater, Capitain Beefheart, Neil Young, Elton John e Brian Ferry.
      Além desses nomes, há outros grupos lendários que ajudaram a formar cenário do rock dos anos 70: Aerosmith, Kiss, Queen,Yes e Pink Floyd. Este último, surgiu nos anos 60, mas foi na década de 70 o auge de sua carreira. 
    







        Década de 80

     Surge a emissora americana de televisão MTV,  impulsionando ainda mais o rock, ao mostrar videoclipes de bandas e músicos. É a fase do rock onde vários de seus estilos  fazem sucesso. Daí, podemos citar o New Wave, o Heavy metal, o pop rock,o alternative rock, o hard rock e o gótico.
         As bandas mais famosas da época eram: The Cure, Guns N' Roses ,The Smiths e U2.

.
the_cure


 


        Década de 90


     Surge de Seattle os que seriam o maior sucesso da época. Garotos que usavam camisas de flanela quadriculada, calça rasgada e que tocavam o grunge. Assim eram os integrantes do Nirvana. Suas músicas se relacionavam com  a angústia e o sarcasmo e possuíam um ritmo "desleixado".  
     Além do grunge, passa também pelo rock 'n' roll da década ,o britpop. Vindo através de bandas como Oasis, Blur e Radiohead. 
    Outras bandas que  ficaram famosas nos anos 90: Red Hot Chili Peppers , Soundgarden, Green Day, R.E.M, Alice in Chains e Faith no More. 





                          
        Gostaram de conhecer a evolução do rock? Qual subgênero é o seu favorito? De qual década são suas bandas preferidas?


                               1, 2, 1, 2, 3... VIVA O ROCK 'N' ROLL !!!


_________________________________________________________________________________
fonte (imagens)
http://www.abposters.com/stickers/elvis-presley-king-of-rock-n-roll-v16262
http://www.jcnet.com.br/Cultura/2013/12/casa-em-que-hendrix-morou-em-londres-vai-virar-museu.html
http://www.fanpop.com/clubs/the-beatles/images/27518641/title/beatles-wallpaper
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Discografia_de_Elvis_Presley
http://www.elvis.com/about-the-king/achievements.aspx
http://www.spin.com/articles/david-bowie-aladdin-sane-40th-anniversary-reissue/
http://en.wikipedia.org/wiki/Ramones
http://rcgoodmanblog.wordpress.com/2013/03/14/bootleg-review-pink-floyd-animals-aux-abattoirs-pavillon-de-paris-22577/
http://www.espalhafactos.com/2014/02/03/the-cure-anunciam-novo-album-para-este-ano/
http://ahasagata.blogspot.com.br/2013/02/usando-camisetas-de-banda-sem-misterio.html

2 comentários:

  1. O rock jamais deverá ser esquecido, pois revolucionou muitas gerações em diferentes décadas com grandes músicas e artistas brilhantes.

    ResponderExcluir
  2. Sim, claro :) Concordo plenamente :)

    ResponderExcluir